A criação do INOV-NORTE assenta em quatro objetivos estratégicos e ações a concretizar.
1. Reforço de interconectividade, comunicação e digitalização formativa
- Aproximar as instituições dos estudantes e dos docentes, através de dinâmicas de suporte às atividades de ensino e de aprendizagem e de investimento nas relações pedagógicas e institucionais;
- Construir espaços físicos plurifuncionais destinados a docentes e a estudantes, bem como a equipas técnicas de suporte à produção de recursos educativos e de inovação pedagógica sustentada;
- Dotar a comunidade académica do consórcio de um hub digital que promova a comunicação, a colaboração e a disponibilização de oferta formativa digital.
2. Potenciação de práticas docentes inovadoras
- Potenciar o conhecimento sobre as práticas pedagógicas e modelos curriculares em ensaio ou em implementação, numa lógica de evidence-based approach;
- Mapear práticas pedagógicas implementadas e interesses para capacitação pedagógica dos docentes;
- Conhecer e valorizar práticas pedagógicas inovadoras dos docentes e difundir reflexões, ideias e práticas pedagógicas relacionadas com o ensino e a aprendizagem no ensino superior.
3. Transformação de processos de ensino-aprendizagem
- Estimular docentes a transformarem as práticas pedagógicas por meio da adoção de novas abordagens de ensino, especialmente nas áreas não tecnológicas;
- Suscitar o alinhamento entre inovação pedagógica e inovação curricular, possibilitando a experimentação de novas geometrias curriculares e percursos formativos mais flexíveis, personalizáveis e inclusivos;
- Promover a aprendizagem e transformação de práticas apoiando interações entre docentes para experimentação de novas abordagens de ensino em áreas com afinidade disciplinar;
- Criar infraestrutura de suporte ao desenvolvimento de ações sobre temas relacionados com abordagens de ensino como gamificação e Inteligência Artificial (IA).
4. Otimização dos planos de estudos (resultados de aprendizagem, conteúdos, tarefas, atividades e recursos)
- Desenvolver uma maior consciência do trabalho docente realizado e suas implicações, sobretudo na obtenção de maior coerência entre abordagens de ensino e objetivos pretendidos para a unidade curricular e aprofundar conhecimentos pedagógicos sobre metodologias e estratégias específicas;
- Fornecer aos docentes em início de carreira conhecimentos atualizados no campo da pedagogia no ensino superior que possam vir a promover a adoção de práticas educativas validadas e potencialmente adequadas a um bom desempenho pedagógico e à promoção do sucesso académico dos estudantes;
- Desenvolver Comunidades de Aprendizagem e Prática, interdisciplinares e interinstitucionais, como espaços de partilha e aprendizagem entre pares, na experimentação de práticas e projetos pedagógicos inovadores e implementar o modelo de observação de aulas multidisciplinar “De Par em Par”, como espaço de interação de observadores/observados das diferentes IESC.