
No passado dia 30 de junho de 2025, realizou-se na Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto o workshop “Facilitação de Comunidades”, promovido no âmbito da Atividade 4.2 do consórcio INOV-NORTE. Esta iniciativa inscreve-se no compromisso do consórcio em incentivar práticas pedagógicas mais colaborativas e inovadoras no Ensino Superior, reunindo facilitadores/as das Comunidades de Aprendizagem Pedagógica (CAPs) e membros do Grupo de Trabalho da Atividade 4.2.
A sessão, que decorreu entre as 10h00 e as 13h00, foi dinamizada pela Professora Aida Guerra, vice-diretora do Centro de PBL em Ciência e Sustentabilidade em Engenharia da Universidade de Aalborg, na Dinamarca, uma referência internacional no campo da Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning – PBL) e na integração da sustentabilidade no ensino superior. Com uma vasta experiência nestas áreas, a Professora Aida destacou o contributo estratégico das comunidades de prática para o desenvolvimento profissional docente e para a transformação dos modelos de ensino e aprendizagem.
Durante o workshop, foram exploradas metodologias centradas na facilitação de comunidades de aprendizagem, reforçando a importância do trabalho colaborativo, da construção de redes institucionais e da partilha de boas práticas pedagógicas. Os participantes foram convidados a refletir sobre o papel dos facilitadores na dinamização das CAPs e na promoção de ambientes educativos mais participativos e centrados nos estudantes.
A sessão incluiu ainda a apresentação de ferramentas inovadoras como a Q methodology e o software de análise KADE, utilizados para captar e analisar perceções individuais e coletivas sobre prioridades e desafios na prática pedagógica. Foi também apresentado o modelo de facilitação de Comunidades de Aprendizagem Profissional da Universidade de Aalborg, baseado na metodologia PBL, que parte da identificação de problemas concretos sentidos pelos docentes.
Este momento formativo reforçou, assim, o compromisso do consórcio INOV-NORTE em apoiar e qualificar o desenvolvimento profissional docente, promovendo uma cultura de inovação pedagógica e de colaboração no ensino superior.


